Edital - 1º Simpósio Estadual de Ciências Criminais e Direitos Humanos

A organização do evento, convida a todos para o I Simpósio Estadual de Ciências Criminais e Direitos Humanos, que ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de setembro de 2020, de forma online.
O objetivo do evento é abordar as mudanças ocorridas no entendimento e na aplicação das Ciências Criminais e/ou dos Direitos Humanos.
As              inscrições              serão              realizadas              via              plataforma: https://www.even3.com.br/simposioeccdh,   até   o   dia   15   de   setembro,   nas seguintes categorias:

  1. Inscrição para   participação   como   ouvinte,   com   certificado   de   12 horas,   caso   esteja   presente   em   todas    as    palestras    ou    de    forma proporcional de acordo com a presença em cada palestra;
  2. Submissão para apresentação de   Resumos,   com   certificado   de   4 horas;

PROGRAMAÇÃO

Das 19:00 às 22:00
Dia 16/09 – Palestra de Abertura:
Dr.    Jaime    Meira    do    Nascimento    Junior    -    Saúde    e    Direitos    Humanos    no Contexto da Pandemia
Dra.      Lissandra     Espinosa     de      Mello      Aguirre      -      Litígio      Estratégico      em Direitos Humanos

Dia 17/09 – Palestrantes:
Dr. Jorge da Silva Giulian – Criminologia e Segurança Pública
Dra.    Bartira    Macedo    de    Miranda    Santos    -    Direitos    Humanos    nas    Ciências Criminais

Dia 18/09 – Palestrantes:
Dr.    José   Luis   Solazzi   -    Da   Criminologia    Crítica    ao    Abolicionismo    Penal    e ao AnarcoAbolicionismo
Dr. Adelino José de Carvalho Dias - Justiça de Transição e Direitos Humanos no Brasil

MESA DE ENCERRAMENTO

Novos Horizontes das Ciências Criminais e Direitos Humanos

Vinicius Gomes de Vasconcellos – Doutor em Direito pela USP. Pós-doc UFRJ. Mestrado em Ciências Criminais pela PUC/RS. Professor do IDP e UEG. Editor-chefe RBDPP. Assessor de Ministro no STF.

Milene Brandão Pereira – Doutoranda em Ciências Sociais (UNESP/Araraquara). Mestrado em Ciências Sociais (UNIOESTE). Especialização em Direito do Estado (LFG). Professora da UFCAT e FATENC. Coordenadora da Clínica de Direitos Humanos e Cidadania (UFCAT).

Denis Carrara de Abreu - Doutorando em Estudos da Linguagem (UFG). Mestre em Ciências Criminais (PUC/RS). Professor na área de Ciências Criminais (UEG).

Divo Augusto Cavadas - Advogado (RJ/GO). Professor de Ciências Penais (UEG). Procurador Municipal. Mestrando em História (PUC/GO). Especialização em Filosofia. Especialização em Ciências Penais.

VALOR DA INSCRIÇÃO

  • Alunos Fatenc    (ouvintes ou c/ apresentação de trabalho)  - Sem Custo
  • Alunos da graduação e pós-graduação em Direito da UFG - Sem Custo
  • Alunos     da    graduação     em     Direito     da    UEG    (ouvintes     ou    c/     apresentação     de trabalho) - Sem Custo
  • Alunos da graduação em Ciências Sociais, Geografia, Pedagofia, Educação do Campo e História da UFCAT  - Sem Custo
  • Alunos do PPG História - Mestrado Profissional da UFCAT- Sem Custo
  • Alunos  de Graduação de outras instituições(ouvintes ou c/ apresentação de trabalho) - RS 35,00
  • Profissionais e Pós-Graduandos externo (ouvintes) - R$40,00
  • Profissionais e Pós-Graduandos externo (c/ apresentação de trabalho)  – R$45,00

Serão enviados os links de acesso à plataforma Meet e ao canal do Youtube, no dia     15     de     setembro     de     2020,     ou      seja,      um      dias      antes      do início   do   evento.   Os    links    serão    enviados    por    e-mail    e    por    whatsapp para    todos    os    participantes.    Pedimos    aos    participantes    que    fizerem    uso do acesso ao Google Meet   (os   100   primeiros)   que   entrem   com   o   mesmo e-mail   e   identificação   contido    na    inscrição,    para    que    o    acesso    à plataforma seja efetuado com êxito.

SUBMISSÃO DE TRABALHO

Para apresentação de trabalhos e submissão de resumos expandidos, podem se inscrever:

    1. Alunos matriculados em quaisquer cursos de graduação;
    2. Profissionais das áreas de ciências sociais, ciências sociais aplicadas, ciências humanas e educação;
    3. Pós-graduandos lato sensu ou stricto sensu.

O prazo para submissão de resumos é até 15 de setembro. A publicação do resultado dos trabalhos selecionados será até o dia 16 de setembro de 2020.

Os trabalhos deverão tratar sobre as Ciências Criminais e/ou Direitos Humanos de acordo com um dos três eixos:

Eixo (1): Ciências Criminais Eixo (2): Direitos Humanos

Eixo (3): Ciências Criminais e Direitos Humanos

Serão aceitos para publicação somente trabalhos originais inéditos, que não estejam sendo avaliados para publicação em outra revista. Caso uma versão preliminar ou reduzida do trabalho já foi publicada ou aguarda publicação em anais de eventos ou em outro tipo de veículo, o autor deverá comunicar no momento da submissão.

CORPO EDITORIAL

COMISSÃO CIENTÍFICA

Denis Carrara de Abreu (UEG) Divo Augusto Cavadas (UEG) Jorge da Silva Giulian (UNIOESTE)

Vicente Gonçalves de Araújo Júnior (FATENC) Matheus Santos Medeiros (FATENC)

COMISSÃO ORGANIZADORA

Clausemir Batista de Paula Ricardo Leão de Souza Zardo Filho Milene Brandão Pereira

Matheus Santos Medeiros Talita Neri

Diego Ribeiro Guimarães Felipe Matheus Gonçalves Vaz Giovanna de Souza Nunes

REGRAS GERAIS PARA A FORMATAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

Ao final dessa página disponibilizamos o modelo do resumo expandido. Caso prefira, envie um e-mail para simposio@fatenc.com.br solicitando o modelo no formato word, que iremos lhe enviar.

O arquivo deve ser enviado para o e-mail: simposio@fatenc.com.br, até o dia 08/09/2020, em formato .doc ou .docx, respeitando as seguintes normativas:

  1. Até 12.000 caracteres com espaço incluindo a bibliografia;
  2. Deverá conter: título, autor(es), resumo e palavras-chave em português, resumo em outra língua (inglês ou espanhol), introdução, resultados e discussão, conclusão e bibliografia;
  3. Espaçamento entre linhas de 1.5 cm;
  4. Fonte 12. Times New Roman ou Arial;
  5. Margens: superior e esquerda 3cm /inferior e direita 2cm.
  6. Nomes completos, filiação institucional e e-mails de todos os autores e coautores;
  7. Indicar o Eixo escolhido.

Introdução: Deve constar as características do conteúdo, o objeto do trabalho com a sua delimitação,   o   problema,   os   objetivos,   hipóteses    ou    variáveis    (caso necessário), justificativa, metodologia utilizada e referências.

Desenvolvimento - Deve constar a fundamentação teórica, a metodologia, os resultados e a discussão. Deverá seguir a NBR 6022:2018 .

Conclusões – Devem responder as questões iniciais levantadas no artigo, referente aos objetivos e hipóteses.

Referências - Apenas devem constar nas referências aquelas obras, documentos, legislações, doutrina e demais obras que foram efetivamente citados no corpo do texto do artigo. De acordo com a NBR 14724, as referências devem ser alinhadas a esquerda e separadas entre si por um espaço em branco.

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

A apresentação será realizada de modo conectado (on-line), via Google Meet, nos dias 16, 17 e 18 de setembro, das entre as 14:00 horas às 17:00 horas. A apresentação terá duração 10 minutos, sendo organizada pelo coordenador do Eixo Temático e informado aos participantes por e-mail (link e horário específico da apresentação).

CERTIFICADOS E PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS

  1. Tanto o(a) primeiro(a) autor(a) como os coautores/as, desde que devidamente inscritos e presentes no evento, com a consequente apresentação dos trabalhos programados, receberão certificados de participação de 20 horas.
  2. Somente serão publicados em formato eletrônico, com ISSN, nos anais os trabalhos selecionados e que efetivamente sejam apresentados pelo(s) autor(es) e pela(s) autora(s) no evento, com a devida quitação das taxas de inscrição.

d) Haverá limite máximo de dois trabalhos enviados por autor. E até 3 autores por trabalho.

BREVE CURRÍCULO DOS PALESTRANTES

Jaime Meira do Nascimento Junior - Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Bartira Macedo de Miranda Santos - Doutora em História da Ciência pela PUC/SP. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Goiás. Conselheira Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil. Diretora da Faculdade de Direito da UFG. Professora da PPGDP - Programa de Pós-graduação em Direito e Políticas Públicas da UFG.

Jorge da Silva Giulian – Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Advogado especialista Direito Penal Militar. Professor da graduação em Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná / Foz do Iguaçu.

Lissandra Espinosa de Mello Aguirre – Doutora em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Programa de Pós Graduação Stricto Senso Sociedade, Cultura e Fronteira, Mestrado e Doutorado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná / Foz do Iguaçu.

Dr. José Luis Solazzi - Doutor em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC/SP. Mestrado em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC/SP. Possui bacharelado em Ciências Sociais pela PUC /SP e em Direito (Direito Penal e Criminologia) pela Universidade de São Paulo. Atua no Programa de Mestrado em Direito Agrário (Regional Goiânia/UFG) e no Mestrado Profissional em História - Formação de Professores (Regional Catalão/UFG).

Dr. Adelino José de Carvalho - Doutor em Educação pela UFU. Mestrado em Educação pela UFU. Especialização em Direito Constitucional. Graduação em Direito / UFU. Graduação em História / UFU. Professor no Curso de Direito da UNIUBE/Campus Uberlândia

 

Catalão – Goiás, 20 de agosto de 2020.

COMISSÃO ORGANIZADORA